quarta-feira, 16 de março de 2011

NELSON CAVAQUINHO - 100 Anos - Degraus Da Vida

No centenário de nascimento do genial sambista Nelson Antônio da Silva (1911/ 1986), esta coletânea dupla faz homenagem à altura e ajuda a mostrar um pouco do lado escuro da Lua de uma obra cheia de jóias esquecidas e quase perdidas. O CD 1 reúne grandes interpretações consagrada de seus clássicos: além das irretocáveis "Minha Festa" e "Juízo Final", com Clara Nunes, "Folhas Secas" por Beth Carvalho, "A Flor E O Espinho" e "Luz Negra" (nas gravações da "madrinha" Elizeth), rolam as menos óbvias, porém históricas "Quando Eu Me Chamar Saudade", cantada por Nora Ney, e "Notícia", por Roberto Silva.
No CD 2, o trabalho de pesquisa de Rodrigo Faour brilha ao garimpar sambas "guardados', incluindo fonogramas fora de catálogo e de circulação há décadas.
Nessa categoria, há "Não Precisa Me Humilhar", do raro Germano Batista, "Se Me Der Adeus", na voz de Jorge Veiga (1910/ 1979), mostrando serviço fora dos temas gaiatos que lhe valeram o epíteto "o Caricaturista do Samba". E ainda, pescador de discos de 78 rotações, "É Só Vergonha", registrada por outro carioca contemporâneo, Gilberto Alves (1915/ 1992), e a pérola "Cigarro", do paulistano Risadinha (1921/ 1976). Nas preciosidades mais recentes, Emílio Santiago, Márcia e Paulinho da Viola jogam luzes diversas e enriquecem a visão do poeta.


FONTE: Revista Billboard Brasil ed.17; Março-2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário