segunda-feira, 28 de março de 2011

BRITNEY SPEARS - Femme Fatale

Até que enfim Britney Spears fez um disco à altura da fama! Lançado esta semana, o sétimo álbum de estúdio da artista, ‘Femme Fatale’, põe Britney na pista de Lady Gaga. O CD é totalmente dedicado à vertente mais pop da ‘dance music’. Um time de produtores antenados — em que se destacam Dr. Luke e Max Martin — conectam Britney às batidas mais contemporâneas.

Destaque do repertório, ‘Till the World Ends’ é contagiante tema de electro-pop assinado por Ke$ha. Faixas como ‘I Wanna Go’ e ‘Hold It Against me’ também têm pegada sedutora e fazem de ‘Femme Fatale’ o primeiro álbum realmente bom lançado por Britney na carreira iniciada nos anos 90 em tom adolescente.
É fato que o mérito de ‘Femme Fatale’ é mais dos produtores do que da própria Britney, que nem pode ser considerada uma cantora. Mas é fato também que o disco soa coeso ao longo de suas 12 faixas (uma edição especial adiciona mais quatro temas ao repertório do álbum original).
‘Big Fat Bass’, faixa que traz Will.I.Am (o ‘rapper’ do grupo Black Eyed Peas) como produtor e convidado, é uma das curiosidades de um disco que surpreende ao flertar de forma bem ligeira com o ‘dubstep’ (um estilo de ‘dance’ mais sombrio da cena inglesa) em breves passagens de faixas como ‘How I Roll’.
No fim, a balada ‘Criminal’ — em cuja letra mãe e filha confessam estarem apaixonadas por um bandido — reitera a boa impressão deixada pelo sexy CD. Britney Spears, enfim, é notícia por sua música!
FONTE: Jornal O DIA, segunda-feira, 28 de março de 2011;






O sétimo álbum da americana foi lançado no fim de março nos EUA e acaba de chegar por aqui. A aposta do CD é a dançante "Hold It Against Me", que, se não é fantástica, pode funcionar nas pistas. No mais, o disco não traz novidades e dificilmente será lembrado como um grande sucesso de Britney.
FONTE: Jornal Extra, segunda-feira, 11 de abril de 2011;





Apesar de convites irrecusáveis à pista de dança e às diferentes formas de amar, Femme Fatale mostra que a quase trintona Britney Spears já não é mais o epítome da adolescência. “Till The World Ends” situa a experiência para o ouvinte com sintetizadores e Auto-Tune e entrega facilmente que Ke$ha está por trás do hit. O carro-chefe “Hold It Against Me” não fica atrás, com seu vocal estridente e batidinhas dubstep, passeando entre o pop e o house. “I Wanna Go” tem resquícios de Bob Sinclair pelos assovios, mas ganha autenticidade pela vocação às pistas euro-disco. “(Drop Dead) Beautiful”, com a cantora Sabi, mostra Britney mais solta, brincando com seu vocal em uma celebração à beleza estereotipada. Com ironia desde o título, “Big Fat Bass” abre alas ao onipresente Will.i.am, do Black Eyed Peas. Como é característica aos trabalhos do BEP e da própria Britney, a música salta com sua batida pegajosa e refrão repetitivo. Femme Fatalle tem sonoridade coesa e letras maduras – menos comportadas e vez ou outra usando algum palavrão –, mas o título faz lembrar que a maior fatalidade é o excesso de Auto-Tune. Sai imune “Criminal”, com a voz suave da cantora sem o auxílio do liquidificador sonoro, em um conto de fadas moderno de dar inveja a Bonnie e Clyde.
FONTE: Revista Rolling Stone ed.55; Abril-2011



Como Blackout (2007) e Circus (2008), o sétimo CD de Britney Spears é claro nas intensões. Depois do porre, veio a ressaca. Agora, Brit volta a enfiar o pé na jaca e nas pistas em overdose de fritura, batidas e efeitos – com os produtores Dr. Luke e Max Martin. As quase cândidas (e bem divertidinhas) “How I Roll” e “Seal It Whit A Kiss” fogem um pouco do frenesi. Mas, no geral, tudo é exagero: de metáforas bobas (“Gasoline”) e citações de hits de progressos (“Inside Out”), de dubstep fora de hora (como se tivesse hora certa) “hold It Against Me” e de coro “autotunado” (“Till The World Ends”). Assim, não há nem Will.I.Am que dê jeito (“Big Fat Bass”). É como alguém que aponta o dedo na sua cara e ordena que você dance. Vai obedecer, é?
FONTE: Revista Billboard Brasil ed.18; Abril-2011






Um comentário:

  1. Não pode ser considerada uma cantora porque ela não canta ao vivo nos shows? Me poupe, ela vendeu mais que qualquer uma que se mata no gogó..

    ResponderExcluir